Assim nascem os textos... Sem avisar... Bater na porta, ou mandar recados... Não se mostram, apenas chegam, e chegando não findam... São perenes, reais e eternos...

Por: Beth Brito

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

"Eu também gosto de glosa
Quero aprender a glosar"

Adoro a poesia

Ler, ouvir é muito bom
Ser poeta é um dom
Que Deus não dá todo dia
Alguns tem a alegria
De saber metrificar
Juntar as frases, rimar
Como se fosse uma prosa
Eu também gosto de glosa
Quero aprender a glosar

Eu gosto de imaginar
Escrever e fazer rima
Até parece uma sina
Chega inté arrepiar
Regras de metrificar
Não é fácil podes crer
Demorei a aprender
Essa arte trabalhosa
Eu também gosto de glosa
Quero aprender a glosar

E vocês prestem atenção
Nas rimas que vão fazer
Tem que observar e ter
Tamanha interpretação
Rima, métrica e oração
Nascem de todo lugar
É só saber colocar
Cada letra dadivosa
Nasci sem saber de glosa
Mas a prendi a glosar

Sei que são profissionais
Eu apenas “curiosa”
As vezes fazendo prosa
Com as rimas desiguais
Com parceiros geniais
Tento até acertar
Aprendendo devagar
Essa arte escandalosa

Pois eu gosto é de glosa
Vou aprendendo a glosar

Beth Brito e outros parceiros de cordel


Este estilo de poesia em que cada linha tem sete sílabas e que se usa um mote (tema), chama-se glosa. Uma Glosa é uma poesia com dez linhas que seguem um determinado esquema de rimas, onde a "nona" e a "décima" linhas são reservadas para o mote. Gosto de cordel também!!

Um comentário:

  1. Gostei de vê-la glosando
    Com tamanha maestria
    Dominando a poesia
    De quem faz versos rimando
    Você veio, foi ficando
    Peço para não parar
    Continue sempre versar
    Esqueça um pouco da prosa
    E siga fazendo glosa
    Porque já sabe glosar.

    ResponderExcluir