Assim nascem os textos... Sem avisar... Bater na porta, ou mandar recados... Não se mostram, apenas chegam, e chegando não findam... São perenes, reais e eternos...

Por: Beth Brito

sábado, fevereiro 18, 2012

Mais um PRÊMIO LITERÁRIO


Estou muito feliz em ter participado do XVII FESERP 2011, Festival Sertanejo de Poesia, com o Prêmio Augusto dos Anjos, em João Pessoa na Paraíba! Entre cerca de 200 textos de autores de diversar regiões do Brasil, o meu texto ficou em 4 (quarto) lugar! Mais uma alegria, e que mais uma vez não pude participar da premiação. Entre alguns prêmios Nacionais e Internacionais que ja tive a honra em ser premiada, cada novo evento é uma sensação diferente e saborosa! É sempre uma alegria sem tamanho poder contar um pouco através da poesia, o que se ver, se ler, o que se aprende e o que se sente!

Parabéns a todos os escritores profissionais e amadores que participaram desse evento tão importante no cenário literário Sertanejo, e os 20 melhores textos serão homenageados no livro Poesia Sertaneja. Maiores informações no site: http://apcfeserp.zip.net/

Leiam abaixo:


Canto rústico

Palmas e poeira na estrada
Fotografias de um momento que vivi,
Além da vista, terra seca e rachada
Estão guardados na lembrança o que senti...

Tem xiquexique, tem mandacaru “munturo”
Forte vermelho na “fulô” do Caroá
O sertanejo sobrevive no chão duro
Com a madeira da aroeira a explorar...

Cactos em verdes vigorosos
Em algum de seus espinhos me feri,
Mesmo sem chuva permanecem tão vistosos
E na sombra do umbuzeiro me perdi...

O amarelo do fruto do juazeiro
Foi o destaque da paisagem anterior,
E fecho os olhos num arrebate ligeiro
Sentindo o cheiro e o seu doce interior...

No calor de uma paisagem variada
O rasga-motalha ficou cantando sozinho,
E na estrada que nem tem no mapa
O João-de-barro trabalhando fez seu ninho...

Um rico celeiro que se ver
Perdido e desgastado pelo tempo,
Sinto um quente e corriqueiro vento
Batendo na folha do muçambê...

Deve parecer estranho
Um paradoxo de beleza e formosura,
De um lado o ecossistema sem tamanho
E do outro, um esquecimento que tortura.

Beth Brito
2011






28 comentários:

  1. PQP Beth que texto fantásticooooo!! Um texto acadêmico powww! Pesquisa, métrica, ritmo, rimas... Showww merecia o 1 lugar com certeza!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É como se eu tivesse te vendo percorrendo nessa paisagem fantástica do sertão! O engraçado que da linha romântica você vai pra poesia popular sertaneja e se garante! Muito bommmmmmmmm o texto ficou muito rico em informações... Um leigo não entende isso não hein!! Eu suei aqui pra entender!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Minha flor do maracujá, esse texto me bate uma nostalgia da minha terra... Uma saudade... Uma vontade de rever tudo isso descrito acima! Obrigada por esse texto! Você é demais Beth!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Beth, sinceramente, esse texto emociona muito... E olhe que eu não conheço nada do sertão!! Pense numa MATUTA desenrolada! hehehe, amo vc de coração!

    ResponderExcluir
  5. Lembro do prêmio que ganhaste em Mato Grosso do Sul ha uns dois anos atras... Cada texto revela uma nova Beth, mais madura, centrada, coesa... É um dom muito lindo esse que Deus nos deu... Da poesia romântica à regional, você é uma das poucas figuras que eu conheço e sinto vivas as palavras quando te leio... Pra mim será sempre uma honra te ter por perto através de textos lindos e ricos como esse! Canto Rústico!

    Muitos beijos minha prenda!

    ResponderExcluir
  6. Professora de Economia, Metodologia Científica, Administração, Estatística... Logística... Escritora... Bloggueira... Linda... linda... linda... Canta demais... voz belíssima... Premiada Nacional e internacionalmente... Só ta faltando duas coisas nesse currículo: Casar comigo e termos dois filhos!! hehehehe... brincadeirinha!

    Lindo texto beth, sou teu fã!

    ResponderExcluir
  7. Foi um dos melhores presentes que ja ganhei na vida, ter conhecido vc! não por tudo que ja conhecemos ao seu respeito... Mas principalmente pelo que não conhecemos! E só estando muito muito muito perto pra poder desvendar o mistério principal: Humildade! A Beth que poucos conhecem eu conheço! Simples, palhaça, doce, meiga... firme, ética, amiga, brava tambéem, brigamos muito!rsrs... Enfim, todos os elogios podem ser resumidos em um simples abraço e uma simples frase: è uma felicidade poder conhecer, trabalhar, e compartilhar alguns momentos ímpares contigo. Todos nós que fazemos parte da família UFRPE te abraçamos e parabenizamos por mais essa conquista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço! to ligada que vc ta querendo fazer as pazes heheh... Faço só pessoalmente! vc é sem igual, e vc sabe disso!Adoro vc.

      Excluir
  8. Amigaaa, se fosse eu me amostrava demais com isso viu!! Deus sabe o que faz! kkkkkkkkkk, estamos muito felizes e com muita saudade! Amo tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  9. Não sou teu "chefo" rs, sou teu fã e admirador! beijos e parabéns por essa obra linda!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns dona Elisabeth, fico com ciúme desses depoimentos todos! hehe

    beijão,

    Juan

    ResponderExcluir
  11. Muito feliz em ler todos esse depoimentos ao seu respeito BB, sentimos muito a sua falta, sei que sentes a nossa também. Mostrei teu blog ao pessoal da ONM em Brasília, aí falei: Minha cunhada! hehe. Beijos, te amamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto muito a falta de vcs. Obrigada pelo carinho Guga. Meu cunha preferido! Que Romildo não leia isso! kkkkk

      Excluir
  12. Filhota linda, que texto carinhoso com o nosso sertão! Eu sim sou da Serra Talhada, embora vivi 60 anos em Recife. Busco preencher o vazio de diversas formas, uma delas é frequentando esse espaço pra te sentir pertinho de mim! Meu amorzinho beijossss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Rita, eu amo a senhora de coraçããããooooo... Quero outra sogra assim mas não acho nem a pau... hehe!

      Excluir
  13. Lindo texto Beth, fantástico essa paisagem cantada rusticamente por ti!

    Sucesso minha AMIGA!

    ResponderExcluir
  14. Eu ja te falei a tua missão qual é... Não vou repetir aqui pq é segredo nosso! Então faça valer a sua missão!!

    te amooooooooo, texto lindo!

    ResponderExcluir
  15. FAZ UMA POESIA PRA MIM! EU TAMBÉM MEREÇO! RSRS.

    POESIA MUITO LINDA BETH!

    Leone Miranda

    ResponderExcluir
  16. É verdadeiramente uma obra literária muito rica, linda e real. Parabéns! Vou copiar e colar no mural de Eventos la da Rural, pode creer!!!

    beijos, te adoro muito.

    Maviael Farias.

    ResponderExcluir
  17. Você merece tudo de melhor e mais feliz... Você faz todos ao seu redor muito felizes, esteja certa! Minha pirraia lindaaaa... Esse texto é maravilhoso!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pelo carinho de todos vocês! Me sinto muito feliz em ler tudo isso!

    ResponderExcluir
  19. Só salientando: Foram muitos textos a nível Nacional... cerca de uns 1500... os 175 melhores foram selecionados... desses 20 serão publicados, e o seu foi o 4 quarto colocado! Vamos ler os outros e ter a certeza, o seu deveria ser o primeiro colocado!

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Beth, PARABÉNS!!! Eu li agora os posts antigos de meus amigos blogueiros e vibrei de tanta alegria com uma conterrânea recebendo premiação nos representando em tão lindos e emocionantes versos.
    Mulher, coloca teus prêmios e textos à exposição pra gente ler e apreciar. Eu nem sabia que vc já tinha outros na bagagem.
    Lindíssimo texto!
    Um abraço forte e viva a sua poesia!

    ResponderExcluir
  21. Os colocarei Márcia! Creio que devo mostrá-los mais por aqui! Obrigada! bjos

    ResponderExcluir
  22. MInha pirraia do meu coraçãããooo... Sempre venho nesse espaço, toda semana entro pra te encontrar aqui... Pelo visto a família Basan toda é apaixonada por vc hein! Mas é mais que merecedora de todo nosso carinho, respeito e consideração. Belas palavras,

    ...Um rico celeiro que se ver
    Perdido e desgastado pelo tempo,
    Sinto um quente e corriqueiro vento
    Batendo na folha do muçambê...

    Esse penultimo verso Beth, é muito íntimo, só quem pára pra contemplar a natureza sente isso que vc descreveu... Poxa, eu me emocionei demais lendo Canto Rústico... vc dá um show.

    E bem lembrado, post os outros textos premiados, sei que não gostas de aparecer, mas nesses casos tem que aparecer sim, e alegrar os nossos olhos e sentidos! Não sou tão meloso como Guga Basan, mas te guardo sempre em meu coração.

    Um grande abraço,

    Fernando Basan Uchoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nando, sinto muita saudade de vc, do seu jeito de ser! Um Estou sabendo que estás um cinquentão muito gato!! kkkk. È que Guga é meu browwww minha parceria, meu caminhão carregado de tesoura kkkkkk. Ele vai ser pai e está todo derretido hehe... O que mais sinto falta é do meu Very Crazy... é um vazio aqui sem ele... Obrigada pelas palavras e carinho, sempre! bjo grande.

      Excluir
  23. O amarelo do fruto do juazeiro
    Foi o destaque da paisagem anterior,
    E fecho os olhos num arrebate ligeiro
    Sentindo o cheiro e o seu doce interior...

    Betinha, é incontestável toda formosura desse poema, não tenho palavras pra explicá-las... No sertão, uma paisagem rústica, o pé de juá é uma das mais lindas vegetações de lá... ao longe vê-se o amarelo vivo e brilhante do frutinho, que é muito cheiroso e docinho... e que realmente se destaca, e numa terra onde quase nada dá, fecha-se os olhos pra saborear essa maravilha...

    E vc pôs tanta informação em 4 frases... Minha amiga, parabéns!

    um grande beijo

    Maristela Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, eu quem sou sua fã!! E sempre serei! Saudade desse povo do Ri di janêro! hehe... bjooooooooooooooo

      Excluir